O que é?
As zonas de treino são níveis de intensidade de esforço, que dividimos em siglas (Z1, Z2, Z3…). Podemos classificas essas zonas de acordo sua frequência cardíaca, sua velocidade de corrida, mas um dos mais importantes para quem não pratica a corrida no modo profissional é a percepção subjetiva de esforço. A percepção de esforço é essencial para um corredor conhecer seu corpo e entendendo seus limites ter vida longa na corrida e não se machucar. Essa percepção serve para qualquer tipo de esporte que você for praticar e é adaptada ao objetivo que cada pessoa deseja chegar.
As zonas podem ser divididas de maneira simples em 5, são elas:
Z1 (ZONA 1) MUITO LEVE
É aquela desenvoltura da pessoa na corrida (para algumas pessoas será um trote ou uma caminhada) onde você consegue fazer a atividade sem muito esforço, não aumenta drasticamente sua frequência respiratória, não fica puxando o fôlego intensamente e você consegue conversar normalmente com alguém, a sensação é como se você conseguisse fazer isso pelo resto do seu dia sem se cansar.
Z2 (ZONA 2) LEVE
Você consegue ficar confortável correndo (ou caminhando) mais precisa se esforçar um pouco mais, então essa zona é mais puxada que a zona 1, seu folêgo diminui um pouco mas você ainda consegue conversar.
Z3 (ZONA 3) MODERADO
Nessa zona você precisa se esforçar um pouco mais, você puxa um pouco mais de ar, precisa se concentrar mais na atividade, não consegue conversar o tempo inteiro, fala algumas frases, para e volta a conversar de novo.
Z4 (ZONA 4) FORTE
Nesse momento da corrida o nível de esforço é mais intenso, você não consegue mais ficar conversando sem ficar ofegante, fala poucas palavras e começa a notar que deve administrar melhor a respiração.
Z5 (ZONA 5) MUITO FORTE
A última zona é um momento em que você não consegue falar quase nada, se alguém falar com você, você só vai conseguir mexer a cabeça, a respiração está muito ofegante e a sensação é que o coração está saindo pela boca. Você sente um grande desconforto físico. Essa zona cinco se divide em outras três, mas entender sua esforço corporal dentro dessas zonas descritas já vai fazer grande diferença no seu treino.
Para entender melhor em que zona você deve treinar fale comigo no meu WhatsApp, basta clicar no link abaixo